Descobrir que uma criança está com dificuldades na alfabetização não é uma tarefa fácil para os pais, mas, infelizmente, é uma situação bastante comum. Este artigo tem o objetivo de abordar os sinais que indicam que uma criança pode estar com dificuldades, seja em casa ou na escola, e como os pais podem ajudar.
A Alfabetização Descomplicada foi desenvolvida para atender especificamente às crianças que estão com dificuldades na alfabetização, como aquelas que, mesmo na idade adequada, ainda não conseguem ler e escrever.
Além disso, as dificuldades na alfabetização estão relacionadas à dimensão afetiva do relacionamento entre pais e filhos e ao desconhecimento dos pais sobre o que esperar do desenvolvimento da criança.
Quando uma criança tem um problema de alfabetização, pode ser difícil para ela expressar seus sentimentos. Em vez disso, ela expressa seu desconforto de outras formas que, muitas vezes, são difíceis de identificar, mas é importante que os pais prestem atenção aos seguintes sinais:
Sinais
Relutância em ir à escola: Obviamente, o primeiro sinal de um problema é quando a criança começa a evitar a escola. A escola deve ser um lugar divertido para as crianças, onde elas podem encontrar seus amigos e desfrutar de diferentes atividades. Se a criança chora, finge estar dormindo para evitar colocar o uniforme ou demonstra resistência para ir à escola, esse é um sinal de alerta.
Desinteresse pelas atividades escolares: É um equívoco comum pensar que uma criança que reluta em fazer as tarefas escolares é preguiçosa ou desinteressada. No entanto, esse comportamento pode ser um sinal de que a criança está tendo problemas e precisa de ajuda. A falta de vontade da criança em fazer as tarefas escolares é um sinal de alerta.
Ansiedade e frustração: Os problemas na escola causam angústia e preocupação nas crianças, o que até atrapalha o sono. Elas podem acordar várias vezes por noite preocupadas com o dia seguinte na escola. A ansiedade pode se manifestar na forma de choro, irritabilidade ou apatia.
Como ajudar uma criança com dificuldades de alfabetização?
Os pais precisam identificar esses sinais e preparar maneiras de ajudar seu filho. Aqui estão algumas estratégias que podem ser úteis:
Acolhimento e diálogo: A criança deve saber que é bem-vinda e que tem o direito de reclamar dos problemas. Em vez de criticar ou punir a criança, ofereça apoio e incentivo. Promova a ideia de que é um lugar seguro para a criança falar sobre as coisas com as quais ela está frustrada.
Identificação e intervenção: Se a criança tiver problemas de audição ou de visão, devem ser realizados exames regulares. Os problemas visuais podem ser um obstáculo à leitura e à escrita fluentes. Portanto, é melhor descobrir isso logo no início para que se possa iniciar um possível tratamento.
Evite rótulos: Não o rotule como preguiçoso ou desinteressado. Esses rótulos podem fazer com que a criança tenha baixa autoestima e piorar o problema.
Reduzir o tempo de tela: como as telas são coloridas e dão a sensação de realização instantânea, as crianças preferem muito mais passar o tempo em frente ao computador ou à TV do que fazer outras coisas. Incentive-as a se afastarem de suas TVs, computadores e tablets e, em seguida, envolva-as em atividades como leitura e escrita para substituir o tempo de tela.
Pesquisa de recursos educacionais: A Alfabetização Descomplicada se destaca como um dos projetos educacionais que oferecem esses recursos e apoio às crianças que enfrentam problemas de alfabetização. Busque programas que possam dar a seu filho o apoio de que ele precisa para crescer.
A dificuldade na escola não é uma representação de preguiça ou falta de comprometimento, mas de uma criança que está sofrendo. É dever dos adultos buscar as ferramentas/ferramentas que possam apoiar a criança a passar por esses desafios. Os pais devem criar vínculos com seus filhos de maneira confiável e comunicativa.