Aqui na Alfabetização Descomplicada, frequentemente recebemos mães e pais perguntando se oferecemos aulas de reforço. Até o momento, nossa resposta tem sido “não”. Nosso foco é exclusivamente na alfabetização, mas é importante considerar que a necessidade de reforço escolar muitas vezes está ligada a problemas na alfabetização.
A alfabetização é muito mais que ler e escrever. Ela abrange também o desenvolvimento da interpretação e da criatividade.
A interpretação é fundamental para que a criança compreenda corretamente o que está sendo ensinado. Se, ao ser questionada pela professora, ela não consegue responder, diz que não entendeu ou age de maneira contrária ao solicitado, pode haver um problema a ser abordado.
E a criatividade está intimamente ligada à interpretação. É através da criatividade que a criança elabora respostas, enfrenta desafios, participa de jogos e responde a perguntas. No ambiente escolar, tanto a interpretação quanto a criatividade são essenciais para o sucesso acadêmico.
O Impacto da Alfabetização no Desempenho Escolar
Quando uma criança não completa o processo de alfabetização e ainda assim avança para séries mais altas, é natural que seu desempenho escolar fique aquém do esperado. Como esperar que uma criança vá bem em matérias como matemática ou ciências se ainda enfrenta dificuldades com o básico (ler e escrever)?
Na Alfabetização Descomplicada, percebemos que, à medida que as crianças evoluem em nosso acompanhamento, seu desempenho escolar também melhora. Muitos pais nos contam que, após iniciarem o processo de alfabetização conosco, seus filhos passaram a ser elogiados na escola por professores que nem sabiam sobre o acompanhamento extra. Isso reforça a importância da alfabetização como base para o sucesso acadêmico.
Autoestima e Sucesso Escolar
O sucesso escolar está intimamente ligado à autoestima da criança. Todas as crianças desejam ir bem na escola e serem elogiadas por seus professores. Quando enfrentam dificuldades de aprendizado, seu desempenho diminui, e isso afeta sua autoestima. Elas podem começar a se sentir incapazes, menos inteligentes ou até mesmo inúteis em comparação com os colegas.
Essa é uma situação delicada, que exige atenção e responsabilidade por parte de todos os envolvidos na educação da criança. Não há como progredir nos conteúdos escolares se a alfabetização não estiver bem consolidada. Dificuldades na alfabetização podem incluir problemas ortográficos, dificuldades de interpretação de texto ou até mesmo problemas para reconhecer letras e escrever.
Quando uma criança se sente insegura na escola, o medo de errar pode fazer com que ela pare de tentar, o que é perigoso no contexto escolar, pois errar é parte essencial do aprendizado. Cabe ao educador, com preparo e técnica pedagógica, intervir no momento certo, corrigindo erros de forma construtiva, para que a criança aprenda como fazer da maneira correta. Mas cabe, também, aos pais e responsáveis da criança reservar um tempo para ajudá-la com as demandas escolares e promover estímulos educacionais que ajudarão no desempenho dela, como com a implementação de rotinas e limitação do tempo de uso de celulares.