O “Passeio dos Bichos” é uma decoração pedagógica que usamos, em sala de aula, para ajudar com a alfabetização das crianças. Cada letra do alfabeto representa um animal diferente da natureza (as crianças amam os animais, e esse tipo de associação é muito positiva na educação).
Compre o nosso PDF para imprimir (em tamanho A3 ou A4, preferencialmente) e coloque na sua sala de aula ou, até mesmo, em casa, caso queira trabalhar a alfabetização do seu filho(a).
O material tem um visual atrativo que utiliza desenhos nítidos de folhas verdes e fotos em alta definição dos animais citados.
Como Funciona?
O “Passeio dos Bichos” conta a história de uma arara que quer passear pelas águas e, para isso, convida seus amigos, os outros animais. Imprima e cole as páginas em uma parede, e ensine a letra de “arara” faz o som de “AAAA…”, que a letra do “bicho-preguiça” faz o som de “B…”, e assim por diante…
O intuito não é ensinar o nome da letra para a criança, mas, sim, os sons que elas fazem. A “brincadeira” fica mais divertida quando a criança começa a juntar os sons, ou seja, pega o som de uma letra e adiciona com de outra, em especial as vogais. Isso que é ler.
Para quem é?
Professoras da Educação Infantil
Uma ferramenta valiosa para enriquecer as aulas de alfabetização com uma abordagem lúdica e eficaz.
Pais e Mães
Um recurso maravilhoso para apoiar a alfabetização em casa, proporcionando uma atividade educativa e divertida para fazer com os filhos.
Benefícios
Associação de Letras e Sons
Facilita a conexão entre a letra inicial do nome do animal e seu som correspondente, reforçando a compreensão fonética.
Envolvimento Visual
Fotos atraentes de alta qualidade ajudam na retenção das informações e tornam o aprendizado mais interessante.
Flexibilidade de Uso
Pode ser utilizado em diversos ambientes educativos, adaptando-se às necessidades de professores e pais.
Bônus
Alfabeto Vivo
O “Alfabeto Vivo” é uma outra atividade para colar na parede, também super divertida para a alfabetização. Ele funciona como um mural, um espaço onde a criança pode colar objetos que comecem com a respectiva letra da página e, assim, montar uma coleção alfabética.

Dessa forma, o aprendizado da leitura é reforçado porque o “Alfabeto Vivo” servirá como uma consulta, um lugar onde a criança pode retornar para relembrar o som das letras a partir da busca ativa dos objetos que ela armazenou na atividade.
Exemplo:




