Feita por nós mesmos

Um item indispensável durante a jornada de estudos é o livro didático, que compila e organiza os conteúdos e exercícios em uma progressão lógica de dificuldade. Aqui na Alfabetização Descomplicada, não é muito diferente. No lugar de um livro, temos nossa apostila, que, assim como um caderno, possui espirais para facilitar o manuseio. E aqui vai uma curiosidade interessante: ela foi totalmente produzida por nós, desde a escrita até a montagem.

Apostilas da Alfabetização Descomplicada

Com cerca de 350 páginas, a Apostila de Atividades da Alfabetização Descomplicada reúne todos os exercícios que trabalhamos ao longo das nossas aulas de alfabetização. Como nosso trabalho é bastante específico — ajudar crianças com dificuldades no aprendizado da leitura — não poderíamos utilizar um livro didático padrão, que segue uma progressão fixa. Precisávamos desenvolver nosso próprio material para garantir a flexibilidade necessária para atender às particularidades das crianças que vêm estudar conosco.

Trabalhamos todas as letras do alfabeto em diferentes aspectos (fonema, grafia, formação de sílabas, formação de palavras), mas cada aluno chega com um nível de conhecimento distinto. Não seria possível seguir uma única linha de raciocínio para todos. Assim, nossa apostila foi planejada para permitir essa adaptação, respeitando o ritmo de aprendizado de cada criança.

A concepção da apostila

A professora Bernadete Gonçalves, autora da apostila, explica os princípios que nortearam sua criação:

“A apresentação das letras do alfabeto foi estruturada para criar referenciais visuais e auditivos e revisar o que já foi aprendido, além de incluir todos os campos de conhecimento previstos na BNCC.”

As atividades foram elaboradas para proporcionar experiências diversas, como:

  • Estimular a imaginação e a criatividade por meio de exercícios envolventes e lúdicos;
  • Criar situações de convivência e interação entre as crianças;
  • Ampliar as possibilidades expressivas do corpo e desenvolver a imagem corporal;
  • Incentivar valores como solidariedade, empatia, responsabilidade e respeito às diferenças;
  • Estimular autonomia, autoestima e a resolução de problemas;
  • Incluir atividades variadas, como desenho, pintura, modelagem, recorte, colagem e escrita espontânea;
  • Construir conhecimento respeitando o ritmo individual de cada aluno.

“Me inspirei em autores que estudei ao longo do tempo, como Paulo Freire, Piaget, Vigotsky, Wallon, Emília Ferreiro, Edgar Morin, Philippe Perrenoud, entre outros. Minha experiência em sala de aula, especialmente na Educação Infantil, foi essencial para entender como o aprendizado acontece, quais atividades são mais interessantes para cada faixa etária e como as intervenções devem ser feitas para que a criança avance em seu processo de alfabetização.”

Edição e montagem

A diagramação da apostila ficou a cargo do publicitário Fellype Moreira, responsável também pela comunicação social da Alfabetização Descomplicada. Ele comenta sobre os desafios da edição:

“As páginas não podem ser apenas bonitas, elas precisam ser funcionais e confortáveis. O material precisa atender tanto à professora, que guiará a criança no aprendizado, quanto ao próprio aluno, que usará a apostila para escrever. Por isso, levamos em conta detalhes como espaço suficiente para escrita e desenhos, indicações visuais claras e ilustrações coerentes com o conteúdo. Tudo isso transforma um simples agrupamento de páginas em uma ferramenta de aprendizado eficaz.”

A professora Rosane Gonçalves, idealizadora do projeto, também contribuiu com a revisão do texto do material e sua implementação em sala de aula:

“A apostila complementa perfeitamente o trabalho em sala de aula. A criança precisa visualizar, falar, participar e, acima de tudo, escrever. O ato de escrever é essencial para o desenvolvimento infantil. Todos os dias, trabalhamos a fala, a escrita e a observação. Precisamos de um suporte para fazer isso de forma eficiente. A apostila foi elaborada de acordo com a nossa metodologia e história, com atividades variadas, incluindo matemática, escrita, histórias, parlendas e momentos de desenho, fundamentais para a infância.”

Novidades a caminho!

Em 2024, a Apostila de Atividades da Alfabetização Descomplicada foi nossa principal publicação. E agora, temos uma novidade: estamos produzindo um segundo material, voltado para a pré-alfabetização, destinado às turmas do Jardim II.

Este novo material foi planejado para proporcionar um primeiro contato lúdico e envolvente com a leitura e a escrita, respeitando a idade das crianças e aproveitando seu interesse natural por aprender. Nosso objetivo é tornar essa fase mais acessível e prazerosa, preparando os pequenos para o processo de alfabetização formal nos anos seguintes.

Estamos empolgados para começar a utilizá-lo em sala de aula e temos certeza de que será um grande aliado no aprendizado das crianças!

Alfabetização Descomplicada
Alfabetização Descomplicada